Mostrando postagens de 2024Mostrar tudo
DOIS OBJETOS, A e B, COLIDEM ENTRE SI. "A" POSSUI MASSA 12,00 kg E "B", UMA MASSA DE 36,0kg. AS VELOCIDADES ANTES DA COLISÃO SÃO
UM CAMPO ELÉTRICO (E) APRESENTA EM UM PONTO P DE UMA REGIÃO A INTENSIDADE DE 6.10^5 N/C, DIREÇÃO HORIZONTAL E SENTIDO DA ESQUERDA PARA A DIREITA.
NO CIRCUITO ESQUEMATIZADO ABAIXO, A TENSÃO ENTRE OS PONTOS A e B é U(AB) = 120V. DETERMINE:
UM DISCO DE METAL, DE MASSA m=1,50kg, DESCREVE UMA CIRCUNFERÊNCIA DE RAIO R=20,0cm EM UMA MESA SEM ATRITO, ENQUANTO PERMANECE LIGADO A UM CILINDRO DE MASSA M=2,50kg PENDURADO POR UM FIO QUE PASSA POR UM FURO NO CENTRO DA MESA.
UM OBJETO DE MASSA m=5kg, COM VELOCIDADE DE v=40m/s, ATINGE UMA PAREDE, CONFORME A FIGURA, E RICOCHETEIA COM A MESMA VELOCIDADE E MESMO ÂNGULO.
UM CORPO SE MOVIMENTA NUMA TRAJETÓRIA CIRUCLAR NO SENTIDO ANTI-HORÁRIO. NOS INSTANTES 3s E 5s SUAS POSIÇÕES SÃO RESPECTIVAMENTE 30º E 120º. CALCULAR:
UM AVIÃO ESTÁ VOANDO EM UMA CIRCUNFERÊNCIA HORIZONTAL A UMA VELOCIDADE DE 480 km/h. SE AS ASAS ESTÃO INCLINADAS DE UM ÂNGULO COM A HORIZONTAL, QUAL É O RAIO DA CIRCUNFERÊNCIA?
NO SISTEMA DA FIGURA, M=3kg, m=1kg E d=2m. O SUPORTE S É RETIRADO NUM DADO INSTANTE. (A) USANDO A CONVERSÃO DE ENERGIA, ACHE COM QUE VELOCIDADE M CHEGA AO CHÃO.
UMA BALA DE FUZIL DE MASSA IGUAL A 20g ATINGE UMA ARVORE COM A VELOCIDADE DE 500m/s, PENETRANDO NELA A UMA PROFUNDIDADE DE 10 cm.
O SISTEMA REPRESENTADO NA FIGURA ESTÁ EM EQUILÍBRIO. DETERMINE AS TENSÕES NOS FIOS 1,2 E 3 E O ÂNGULO θ.
DESCRITORES DE MATEMÁTICA (6º ao 9º ANO)
MAIS UM NOVO CICLO NA VIDA!